Sobre Nós

Histórico do "Movimento" SACC

A semente de toda a movimentação liderada pela SACC - Sociedade Amigos Culto a Ciência - é, sem dúvida, a profunda impressão que o Colégio Culto à Ciência deixou na memória de cada um dos seus ex-alunos, ex-professores, funcionários e porque não de admiradores/amigos?

 

Um sentimento orgulhoso de pertença e de apreço pela instituição. 

 

É bem por isso que é comum entre as turmas de ex-alunos a realização de Reuniões, Encontros, Festas comemorativas de aniversários de formatura. 

 

Uma certa reunião em 1995, suscitou a idéia da realização de uma Festa de Ex-alunos - a "Festa dos Anos 60" - que foi organizada às pressas com a liderança dos ex-alunos João Tojal (turma de 63) e Moacyr Castro (turma de 67). A chamada aos ex-alunos e professores foi feita pela imprensa campineira (Correio Popular) e contou com a colaboração do Clube Fonte São Paulo (presidido na época pelo ex-aluno Cheda Name Jr. - turma de 72), que hospedou o evento, num almoço festivo, realizado em outubro de 1995. Nessa oportunidade, compareceram cerca de 250 ex-alunos de várias turmas além de ex-professores e funcionários da Escola daquela decantada década de 60.

 

Foi um grande sucesso.

 

Nessa mesma "Festa dos Anos 60", lançou-se a idéia de uma festa maior, com mais tempo para organização, tendo por pretexto a comemoração dos 125 anos de fundação da Escola (1873); a festa ficou "prometida" para 1998.

 

Em 1998, no final de junho (1ª reunião) por convocação do ex-aluno João Tojal, que também foi professor do Colégio por vários anos (Basquete), um pequeno grupo passou a se reunir para pensar e discutir a organização da Festa dos 125 Anos do Culto à Ciência .

 

Aos poucos esse pequeno grupo (do qual constava a figura querida do Prof. Pedro Stucchi) foi sendo ampliado e a idéia da Festa foi se tornando realidade e ganhando adesões entusiasmadas de toda sorte.

 

A Festa dos 125 Anos foi um sucesso retumbante, uma emoção maravilhosa, para todos os que dela participaram.

 

Realizou-se em 21/11/98, no Ginásio de Esportes da Unicamp, e contou com o comparecimento de cerca de 2.500 pessoas, ex-alunos de todas as gerações, ex-professores, ex-funcionários e amigos do Culto à Ciência.

 

Foi durante a organização da Festa que o grupo "festeiro" tomou conhecimento da situação da SACC (a maioria do grupo tomou conhecimento da sua existência!). 

 

A SACC havia sido fundada 2 anos antes, em 2 de setembro de 1996, por um grupo pioneiro de abnegados, e estava praticamente não-operacional, diante da dificuldade de comunicação e de obtenção de adesões, de suporte real dos ex-alunos, que nem mesmo sabiam da sua existência e da sua proposta.

 

Durante o evento da Festa dos 125 Anos houve muita conversa pesarosa a respeito do decaimento de qualidade do Colégio, um processo ocorrido ao longo das últimas décadas. Houve também, naturalmente, alguma discussão sobre as possibilidades dos ex-alunos auxiliarem de alguma forma o Culto à Ciência. 

 

Houve mesmo a manifestação do ex-aluno José Álvaro Moysés (turma de 65), então Secretário do Ministério da Cultura, acenando com apoio para obtenção de verbas para restauração do Patrimônio Histórico do Colégio (através de mecanismos fiscais da Lei Rouanet).

 

Como efeito da reverberação de sentimentos vividos na grande Festa de 125 Anos do Colégio, vários ex-alunos e professores sentiram-se encorajados a se juntar à SACC, acreditando na possibilidade de dar algum suporte para a recuperação do Colégio, através de uma ação conjunta e organizada dos ex-alunos.

 

Como fator novo favorável, havia agora, após a grande Festa, e como subproduto dela, uma base de dados com nomes e endereços de todos os que registraram sua adesão ao evento, cerca de 2.500 endereços.

 

Isso poderia naturalmente ser usado como ponto de partida para promover uma movimentação dos ex-alunos em favor do Culto à Ciência; era o fator viabilizador de uma tentativa de dinamização da ação da SAC.

 

A idéia era que a Sociedade pudesse operar principalmente através de colaboradores voluntários - pessoas que participaram da história do Colégio, como docentes, funcionários, alunos e pais. 

 

A expectativa era que a Sociedade pudesse contar com a participação espontânea, generosa e entusiasmada de grande contingente dos ex-alunos e amigos do Culto à Ciência!

 

Esperava-se que, para estes, a simples divulgação da existência da Sociedade, dos seus objetivos e propostas, tivessem um efeito catalisador de adesões e apoios, garantindo grande participação!

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +  

© Sociedade amigos e ex alunos do Colégio Culto à Ciência

  • Facebook Grunge
  • Google + Grunge
CONTATO
CONTATO
CONTATO
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now