Logo culto à ciência peq.png

O Culto à Ciência na FENECIT
Os alunos e projetos de pré-I.C.

logo Projeto.png
fenecit.png

OBJETIVO ATINGIDO!
MUITO OBRIGADO A TODOS QUE PUDERAM COLABORAR!

Última mensagem dos alunos do nosso Culto à Ciência antes de deixarem o Recife. Trazem na bagagem prêmios, experiência e inspiração para a continuidade da dedicação aos estudos e ao exercício da cidadania. 
Parabéns à toda equipe da escola!

AbuDabi.jpg

Quem são e do que se trata
Onze alunos do Culto à Ciência, com quatro projetos interessantes e atuais, foram selecionados para participar da 14ª FENECIT (Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia), em setembro, na cidade do Recife. Os trabalhos selecionados exploram o reaproveitamento e a destinação correta do lixo urbano. É uma honra não só para os alunos selecionados, como também para nós ex-alunos. O convite mostra que nossa escola, apesar das dificuldades, continua a manter um ensino de qualidade.







 

Sobre a FENECIT : http://www.fenecit.com/

Como funciona este crowdfunding

Somos muitos ex-alunos. Uma pequena doação de cada um de nós poderá financiar esta e outras iniciativas futuras. Para este evento, em especial, estamos sugerindo uma contribuição de 30 reais. Agradecemos quem contribuir com mais e entendemos os que precisam contribuir com menos. Temos certeza de que com o seu apoio conseguiremos levantar a quantia total necessária.
 

Projetos de São Paulo classificados

Alunos apresentam os seus projetos selecionados para a FENECIT 2018

Sobre o crowdfunding

Se vivêssemos no país ideal, participações de alunos em eventos científicos como esse seriam custeados pela Secretaria da Educação. Não vivemos, mas mesmo em países que privilegiam a educação, ex-alunos frequentemente se organizam para financiar atividades das escolas em que se formaram. É questão de honra para eles manter o bom nome da instituição que os fez quem são.

O Culto à Ciência resiste bravamente à mediocrização do ensino brasileiro. Isso deve ser orgulho para nós que lá estudamos. Mas o colégio precisa de nós. A verba anual de manutenção é de 5000 reais – claramente insuficiente para as necessidades daquelas instalações preciosas do século dezenove.

Nesta campanha de crowdfunding, nosso objetivo e levantar R$6500.

O que será feito com a arrecadação
O dinheiro arrecadado irá diretamente para os alunos, depois de descontada a comissão da plataforma (Vakinha - https://www.vakinha.com.br/)

O Culto à Ciência hoje

O Culto à Ciência de hoje integra desde 2016 o Programa Ensino Integral (PEI) da Secretaria de Educação do Estado e só tem o Ensino Médio (2º Grau). Os alunos ficam nove horas na escola e fazem três refeições ali mesmo.

É um modelo de ensino em que se valoriza o protagonismo juvenil, a participação dos alunos na elaboração de um projeto de vida, no acolhimento de novos alunos, na gestão pedagógica para a definição de matérias eletivas (renovadas a cada ano se necessário), na avaliação da equipe de professores e na realização e execução de projetos de iniciação científica que são apresentados para o conjunto da escola.

 

­­­­

Para conhecer melhor o Programa Ensino Integral (PEI):

http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf)

 

 

Projetos­ elaborados por alunos do Culto têm sido premiados em Feiras, Mostras e Concursos nacionais e internacionais. Um breve histórico:

 

  • Em 2016 o projeto “Folhas ao Vento”, o reaproveitamento da biomassa gerada pelas folhas decíduas das árvores presentes no ambiente escolar, principalmente da Falsa Seringueira - foi apresentado em feiras regionais (IV Mostra de Inovação Tecnológica da 3M) e nacional, a 15ª FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Executado por três alunos da 1ª série, o projeto foi vencedor regional da 3ª edição do “Prêmio Respostas para o Amanhã”. Foi, ainda, selecionado para participar em 2017, do XIII Concurso de “Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnologia e Innovácion”, no Equador.
     

  • Em 2017, uma nova equipe de 3 alunos elaborou o projeto “Da Nascente Água Corrente: a história e destino de uma mina”, que fez desde um resgate histórico da existência da nascente no solo da escola, debaixo do auditório, até a busca de parcerias para a construção de uma cisterna para armazenar o excedente da água da nascente e beneficiar a comunidade do entorno. Esse projeto também participou de feiras regionais (“V Mostra de Inovação Tecnológica da 3M” — premiado em 3º. lugar), da 13ª FENECIT (“Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia” — premiado em 2º. Lugar), e foi apresentado na 16ª FEBRACE. Foi vencedor regional e vencedor pelo Júri Popular da 4ª. Edição do “Prêmio Respostas para o Amanhã”. A premiação na 13ª FENECIT credenciou o trabalho a participar da “9ª Expo Ciência Latino-americana”, ESIAMLAT, no Chile, em julho desse ano. Neste evento o trabalho foi classificado para participar da MILSET MUNDI 2019, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em setembro de 2019.
     

  • Em 2018, quatro projetos foram selecionados para participar da 14ª  FENECIT – Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, em Recife, de 18 a 22 de setembro (http://www.fenecit.com/).

 

  1. Plastipel - PELTIC: um compósito de dois materiais recicláveis.

  2. BIOCANUDO: uma alternativa ecológica para a produção de canudinhos biodegradáveis.

  3. CULTRASH: Protótipo de Lixeiras Públicas Decoradas e Divertidas

  4. BORRA DE CAFÉ: Utilização da borra de café como matriz biofertilizante em hortas domésticas miniaturizadas.

Olhar para o Culto a partir do presente é ver uma Escola viva e produtiva, um lugar que demanda ação por parte daqueles que querem zelar pela Instituição. Que ação? Num primeiro momento, levantar fundos para permitir a participação dos alunos nas Feiras e Mostras. Em 2017 a equipe não viajou ao Equador por falta de recursos. Em 2018 a ida da equipe para o Chile só foi possível pela realização de rifas e o apoio do Rotary. O que dizer então dos recursos necessários para custear a ida a Abu Dhabi?

Apoio de divulgação : 

logoSACC.png