

O Culto à Ciência na FENECIT
Os alunos e projetos de pré-I.C.

OBJETIVO ATINGIDO!
MUITO OBRIGADO A TODOS QUE PUDERAM COLABORAR!
Última mensagem dos alunos do nosso Culto à Ciência antes de deixarem o Recife. Trazem na bagagem prêmios, experiência e inspiração para a continuidade da dedicação aos estudos e ao exercício da cidadania.
Parabéns à toda equipe da escola!
Quem são e do que se trata
Onze alunos do Culto à Ciência, com quatro projetos interessantes e atuais, foram selecionados para participar da 14ª FENECIT (Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia), em setembro, na cidade do Recife. Os trabalhos selecionados exploram o reaproveitamento e a destinação correta do lixo urbano. É uma honra não só para os alunos selecionados, como também para nós ex-alunos. O convite mostra que nossa escola, apesar das dificuldades, continua a manter um ensino de qualidade.
Sobre a FENECIT : http://www.fenecit.com/
Como funciona este crowdfunding
Somos muitos ex-alunos. Uma pequena doação de cada um de nós poderá financiar esta e outras iniciativas futuras. Para este evento, em especial, estamos sugerindo uma contribuição de 30 reais. Agradecemos quem contribuir com mais e entendemos os que precisam contribuir com menos. Temos certeza de que com o seu apoio conseguiremos levantar a quantia total necessária.

Alunos apresentam os seus projetos selecionados para a FENECIT 2018
Sobre o crowdfunding
Se vivêssemos no país ideal, participações de alunos em eventos científicos como esse seriam custeados pela Secretaria da Educação. Não vivemos, mas mesmo em países que privilegiam a educação, ex-alunos frequentemente se organizam para financiar atividades das escolas em que se formaram. É questão de honra para eles manter o bom nome da instituição que os fez quem são.
O Culto à Ciência resiste bravamente à mediocrização do ensino brasileiro. Isso deve ser orgulho para nós que lá estudamos. Mas o colégio precisa de nós. A verba anual de manutenção é de 5000 reais – claramente insuficiente para as necessidades daquelas instalações preciosas do século dezenove.
Nesta campanha de crowdfunding, nosso objetivo e levantar R$6500.
O que será feito com a arrecadação
O dinheiro arrecadado irá diretamente para os alunos, depois de descontada a comissão da plataforma (Vakinha - https://www.vakinha.com.br/)
O Culto à Ciência hoje
O Culto à Ciência de hoje integra desde 2016 o Programa Ensino Integral (PEI) da Secretaria de Educação do Estado e só tem o Ensino Médio (2º Grau). Os alunos ficam nove horas na escola e fazem três refeições ali mesmo.
É um modelo de ensino em que se valoriza o protagonismo juvenil, a participação dos alunos na elaboração de um projeto de vida, no acolhimento de novos alunos, na gestão pedagógica para a definição de matérias eletivas (renovadas a cada ano se necessário), na avaliação da equipe de professores e na realização e execução de projetos de iniciação científica que são apresentados para o conjunto da escola.
Para conhecer melhor o Programa Ensino Integral (PEI):
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf)
Projetos elaborados por alunos do Culto têm sido premiados em Feiras, Mostras e Concursos nacionais e internacionais. Um breve histórico:
-
Em 2016 o projeto “Folhas ao Vento”, o reaproveitamento da biomassa gerada pelas folhas decíduas das árvores presentes no ambiente escolar, principalmente da Falsa Seringueira - foi apresentado em feiras regionais (IV Mostra de Inovação Tecnológica da 3M) e nacional, a 15ª FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Executado por três alunos da 1ª série, o projeto foi vencedor regional da 3ª edição do “Prêmio Respostas para o Amanhã”. Foi, ainda, selecionado para participar em 2017, do XIII Concurso de “Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnologia e Innovácion”, no Equador.
-
Em 2017, uma nova equipe de 3 alunos elaborou o projeto “Da Nascente Água Corrente: a história e destino de uma mina”, que fez desde um resgate histórico da existência da nascente no solo da escola, debaixo do auditório, até a busca de parcerias para a construção de uma cisterna para armazenar o excedente da água da nascente e beneficiar a comunidade do entorno. Esse projeto também participou de feiras regionais (“V Mostra de Inovação Tecnológica da 3M” — premiado em 3º. lugar), da 13ª FENECIT (“Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia” — premiado em 2º. Lugar), e foi apresentado na 16ª FEBRACE. Foi vencedor regional e vencedor pelo Júri Popular da 4ª. Edição do “Prêmio Respostas para o Amanhã”. A premiação na 13ª FENECIT credenciou o trabalho a participar da “9ª Expo Ciência Latino-americana”, ESIAMLAT, no Chile, em julho desse ano. Neste evento o trabalho foi classificado para participar da MILSET MUNDI 2019, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em setembro de 2019.
-
Em 2018, quatro projetos foram selecionados para participar da 14ª FENECIT – Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, em Recife, de 18 a 22 de setembro (http://www.fenecit.com/).
-
Plastipel - PELTIC: um compósito de dois materiais recicláveis.
-
BIOCANUDO: uma alternativa ecológica para a produção de canudinhos biodegradáveis.
-
CULTRASH: Protótipo de Lixeiras Públicas Decoradas e Divertidas
Olhar para o Culto a partir do presente é ver uma Escola viva e produtiva, um lugar que demanda ação por parte daqueles que querem zelar pela Instituição. Que ação? Num primeiro momento, levantar fundos para permitir a participação dos alunos nas Feiras e Mostras. Em 2017 a equipe não viajou ao Equador por falta de recursos. Em 2018 a ida da equipe para o Chile só foi possível pela realização de rifas e o apoio do Rotary. O que dizer então dos recursos necessários para custear a ida a Abu Dhabi?
Apoio de divulgação :